Mais notícias interessantes
5 maneiras de criar uma relação com os empregados na distância
October 16, 2020
·
3 minutos de leitura
5 maneiras de criar uma relação com os empregados na distância

Conectar funcionários entre si e com seus líderes nunca foi uma prioridade tão alta quanto hoje. As estratégias de comunicação interna e recursos humanos tornaram-se ainda mais relevantes a partir do momento em que a cultura organizacional criada para ser vivida em um escritório, entrou em perigo devido ao isolamento social.

Aquela situação trouxe uma questão: como conhecer novos funcionários e fazer com que eles sintam a cultura da empresa sem estarem juntos em um escritório? Para explicar melhor isso, contarei meu caso.

Cheguei ao Truniverse em meio da pandemia, e naquele ponto o cenário já era bastante desafiador. Se eu quisesse conhecer as equipes e me adaptar à cultura da empresa, tinha que fazer de forma rápida e correta tanto na Colômbia, onde está uma parte dos funcionários, quanto no Brasil, que é onde moram os demais astronautas que trabalhamos no Universo Truora

Minha história certamente não é um caso único. Um estudo apresentado pela firma PageGroup em junho deste ano revelou que 96% das organizações na América Latina estavam implementando o home office desde a chegada do vírus em março. E que de fato, Colômbia e Brasil estão entre os países que mais têm sua estrutura trabalhando remotamente na região, com 57% e 46% respectivamente.

Essa transformação digital acelerada mudou para sempre a maneira como construímos relações de trabalho produtivas, saudáveis ​​e construtivas. Passamos de nos vermos todos os dias no escritório e sairmos para almoçar com o cara novo para conhecê-lo, para um meet and greet pelo Zoom.

Evoluir no mesmo ritmo que a realidade propõe, deve ser uma tarefa para fazer diariamente. 

As seguintes recomendações são as que aplicamos na Truora para conhecer os funcionários de uma empresa, e com as quais você pode aprender, principalmente agora que a distância tem que ser o menos importante quando nos socializamos. 

Onboarding

Embora seja função da área de recursos humanos e do seu gestor, não acredite que em uma semana, que é o tempo que esse processo leva mais ou menos, você vai se tornar um especialista na empresa e sua cultura organizacional. 

Sua tarefa é investigar a empresa. Pesquise as redes sociais e dê um follow, entre nos portais de notícias e descubra no que eles fizeram destaque, conecte-se com seus novos colegas no LinkedIn e, acima de tudo, leia o blog da empresa. Esses espaços são feitos para divulgar aspectos internos da empresa como produtos, serviços, funcionários, atualizações e muito de sua cultura organizacional.

Na verdade, depois de ouvir o podcast da Truora foi que aprendi sobre os valores da empresa e foi assim que me convenci a ingressar neste Universo.

Entenda para onde seus novos colegas estão indo e de onde vêm

Entenda seus universos pessoais, converse com eles em grupos e individualmente, você ficará surpreso com o quanto poderá aprender com pessoas que têm mais ou menos experiência que você.

Algo que temos em mente na Truora é que todos devemos conhecer todos. Não importa a área ou cargo, se chegar a hora de precisar de algo para desenvolver o seu próprio planejamento, você deve saber quem é a melhor pessoa para ajudá-lo.

Tempo de qualidade

Para se conhecerem, é preciso falar além das questões de trabalho, e isso deve ter o mesmo nível de importância dos sprints semanais.

Defina uma programação na semana que lhe dê espaço para bater um papo com seus colegas sobre seus gostos pessoais, histórias de vida e ouvir anedotas da empresa daqueles com mais tempo.

Conheça o trabalho de outras áreas

Peça autorização e participe em reuniões de vendas, reuniões de produtos, reuniões de marketing, reuniões de recursos humanos e qualquer outra que lhe permita conhecer o estado da empresa. Assim saberá planejar a sua estratégia de trabalho, e quais vão ser os objectivos.

Além disso, você terá a oportunidade de aprender sobre outros temas que certamente o ajudarão a curto, médio e longo prazo.

Se precisar, peça ajuda

Você quer construir confiança entre seus colegas? Peça ajuda e também ofereça. A melhor maneira de iniciar um relacionamento de trabalho é compartilhar seus pontos fortes e fracos. Assim saberão como se ajudar e o sentimento de colaboração será gerado.

Você também pode ler: Competências transversais que fazem a diferença

Compartilhar
Sugerido para você