Mais notícias interessantes
Saiba como os dados comportamentais dos clientes ajudam a impedir fraudes
June 3, 2021
·
3 minutos de leitura
Saiba como os dados comportamentais dos clientes ajudam a impedir fraudes

Os dados comportamentais dos clientes norteiam o trabalho dos setores de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos da empresa. Mas a maneira como o consumidor se comporta em um e-commerce ou plataforma também é importante para evitar fraudes e chargebacks. Afinal, os cibercriminosos são espertos, mas deixam pistas ao agirem de forma muito diferente da do comprador autêntico.

A questão é conseguir identificar essas ações fora do padrão em um mar de informações. Para nossa sorte, existem as soluções de Behavioral Analytics (Análise Comportamental), que funcionam como um ímã de atitudes suspeitas. Assim, se um indivíduo erra a senha muitas vezes, se faz uma compra muito acima da de costume ou se fica horas a fio logado, o sistema vai emitir alertas em tempo real.

Quer saber como usar os dados comportamentais para escapar de golpes? Então confira este post até o final!

O que são e para que servem os dados comportamentais?

Podemos dizer que os dados comportamentais são o modo de agir dos clientes na internet, mais especificamente nas interfaces de empresas, como bancos, operadoras de saúde, fintechs etc.

Para fins de gestão, essas condutas são armazenadas, analisadas e convertidas em relatórios. A partir disso, a organização sabe o gasto médio de determinado cliente, os horários em que ele costuma entrar no sistema, suas preferências e até mesmo suas informações pessoais, como RG, CPF e celular.

Com tantos arquivos em mãos, é possível fazer abordagens de vendas muito mais produtivas e personalizadas. Em outras palavras, é feito um estudo dos hábitos do público para definir as próximas diretrizes do negócio.

Como essas informações contribuem para o combate às fraudes?

Em uma era da cultura do crescimento exponencial, torna-se indispensável ter uma nova maneira de lidar com os dados e suas vulnerabilidades. Por isso, é crucial adotar medidas antifraude nas empresas, a fim de garantir que a segurança dos sistemas aumente na mesma proporção ao avanço do negócio.

Contudo, para barrar truques, trapaças e estelionatos é preciso agir mais rápido do que os fraudadores. Como você já deve imaginar, isso não é simples. Porém, é viável colocar recursos de TI a favor da sua proteção: com padrões estatísticos e aprendizado de máquina.

Veja, a seguir, exemplos de utilidades dos dados comportamentais na cibersegurança.

Condutas anômalas

Por contraste, se a empresa sabe o que seu cliente faz, ela também sabe o que ele NÃO faz. Assim, situações muito fora da curva demonstram atos que merecem mais averiguação. Com um sistema analítico comportamental, todo o banco de dados passa por varredura e tem suas inconformidades filtradas e destacadas.

Antecipação do comportamento e previsão de ações

O comportamento do público também possibilita prever as suas atitudes com base em análises preditivas. Desse modo, é viável estimar quando vai ser a próxima compra, qual o valor médio dessa aquisição, qual o tipo de produto, e por aí vai.

Alertas e reações

As ações dos clientes, quando aliadas a programas antifraudes, permitem alertar em tempo real a organização que algo estranho está em andamento. Em seguida, as ferramentas calculam o grau da ameaça e sugerem técnicas para impedir o avanço dos golpistas.

Como usar a tecnologia para proteger seu e-commerce?

A Truora é uma companhia especializada em tecnologia de prevenção à fraude. Assim, atuamos na América Latina para ajudar players de vários portes a se proteger de cibercriminosos e golpistas. Já demos suporte de TI para startups, marketplaces, bancos, organizações de recursos humanos e muito mais.

Nosso trabalho é reduzir ao máximo as ameaças que rodeiam as interações com o público: clientes, funcionários, candidatos a uma vaga, fornecedores etc. Mas o que podemos fazer por sua empresa na prática, afinal? Separamos aqui um resumo com algumas de nossas soluções antifraude que utilizam os dados comportamentais. Acompanhe!

FrauData

A FrauData é a maior agência contra fraudes da América Latina e reúne integrantes de diversos países que relatam informações sobre esse tipo de crime em um banco de dados de fraudes. Assim, é possível se precaver dos riscos.

Mais um ponto importante da FrauData é que ela funciona em plena adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Podemos também confirmar a sua suspeita de fraude, identificando o país de origem, o domínio de correio utilizado, entre outras informações. Semanalmente, enviamos dados novos para nossos parceiros.

Truchecks

Por sua vez, a ferramenta Truchecks verifica a autenticidade de históricos criminais. Assim, sua empresa confirma o passado de candidatos em recrutamentos do RH, de fornecedores e de usuários de seus sistemas.

Com essa tecnologia, o gestor faz escolhas mais rápidas e com maior qualidade. Para cada pesquisa realizada, são disparados alertas sobre riscos. Ademais, a solução produz relatórios baseados em suas consultas. Outro benefício: ela funciona para apurar dados sobre automóveis.

Identidade digital

Além dos antecedentes criminais, podemos validar a identidade em processos seletivos, no cadastramento em um e-commerce e na aquisição de produtos e serviços. Com esse recurso, a Truora revela à sua companhia quem são de fato as pessoas atrás das telas. Para isso, utilizamos leitores avançados com base em inteligência artificial.

Confirmamos ainda a veracidade de documentos por meio de tecnologia OCR. Fazemos também comparações com os bancos de dados de governos a fim de rastrear documentos falsos.

Mais uma funcionalidade é o reconhecimento facial, para saber se o rosto de um pretenso cliente é realmente o do dono dos dados apresentados. Também verificamos a origem de e-mails e telefones. Outro recurso interessante para a sua proteção online são as perguntas de segurança personalizadas. Criamos regras específicas para deixar seu login mais seguro.

Portanto, os dados comportamentais são cruciais para o negócio, muito além de vendas e marketing. Saber como é a conduta das pessoas em seus sistemas também ajuda a ficar mais seguro. Com a ajuda de tecnologia especializada, é viável trazer mais proteção para os clientes saudáveis e melhorar a experiência deles em seu e-commerce. Dessa forma, você garante um onboarding protegido e rápido, bem como mais sustentabilidade financeira para a empresa.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Então venha conhecer melhor a FrauData!

Compartilhar
Sugerido para você