Search button
Mais notícias interessantes
O que é autenticação de dois fatores e como ajuda a prevenir fraudes?
December 22, 2020
·
3 minutos de leitura
O que é autenticação de dois fatores e como ajuda a prevenir fraudes?

Você já ouviu falar em autenticação de dois fatores? Esse recurso tem sido cada vez mais utilizado justamente porque ele ajuda a proteger as contas dos usuários e a prevenir fraudes nas empresas.

Hoje em dia, existem diferentes serviços online que suportam a autenticação de dois fatores — sendo possível usá-lo em aplicativos, mensagens, entre outros — a fim de proteger a grande quantidade de dados circulando em ambientes digitais o tempo todo.

Tem interesse pelo tema e deseja descobrir o que é autenticação de dois fatores e como esse recurso tem sido utilizado para prevenir fraudes em empresas? Continue a leitura deste post!

O que é e como funciona a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança que tem como objetivo proteger contas de determinados serviços online contra possíveis invasões. Se trata de uma medida que costuma ser eficaz justamente porque ela é capaz de evitar o acesso do invasor até mesmo nos casos em que ele sabe qual é a senha da conta.

Dessa maneira, é possível dizer que a autenticação de dois fatores é um recurso que impede o acesso de invasores a contas comprometidas — o que, consequentemente, aumenta a segurança digital.]

O sistema funciona da seguinte maneira: sempre que há uma tentativa de login com a senha no serviço, sistema ou site, uma segunda verificação é realizada para confirmar a identidade do usuário. Em geral, é enviado um código de segurança temporário que deve ser inserido para conseguir prosseguir com o acesso.

Assim, os dois fatores se referem às duas “chaves” de segurança que devem ser usadas para o usuário confirmar que ele é, de fato, o dono da conta. No caso, as "chaves" são a senha e o código enviado ao usuário por meio de aplicativos, SMS, e-mail, entre outras possibilidades.

As companhias, por sua vez, também têm usado a autenticação de dois fatores para proteger seus sites de acessos indevidos. Hoje em dia, diversas empresas e redes sociais que lidam diretamente com dados de usuários — como WhatsApp , Google, Evernote, Apple, Microsoft, Dropbox, Twitter e Facebook — já aderiram a esse recurso de segurança.

Quais são as vantagens da autenticação de segurança?

Redução de ataques criminosos

Sites que utilizam a autenticação de dois fatores têm menos chances de serem atacados por criminosos, justamente porque os próprios invasores sabem da maior dificuldade para acessar as contas que têm esse tipo de proteção, o que reduz os ataques criminosos.

Economia de despesas

Quando uma conta é invadida e os dados de um indivíduo são vazados por falta de segurança a empresa responsável por armazenar essas informações pode ser penalizada. Dessa maneira, mais um dos benefícios da autenticação de dois fatores é, com o aumento da segurança, reduzir as suas despesas, especialmente as relacionadas a ações judiciais longas e custosas que podem surgir a partir da invasão de uma conta.

Além disso, também é preciso considerar os gastos financeiros diretos que surgem quando há esse tipo de situação, como multas, estornos, entre outras despesas que podem ser evitadas nos casos em que o segundo fator de autenticação se encontra disponível para os clientes o ativarem.

Mais um exemplo de economia diz respeito aos próprios colaboradores. Nos casos em que o home office é implementado na empresa é preciso que todos tenham acesso seguro à rede corporativa, o que também pode ser resolvido pela autenticação de dois fatores. Isso gera economia de despesas consideráveis.

Fácil integração

Mais uma das vantagens da autenticação de dois fatores é que ela conta com fácil integração no sistema, especialmente nos casos em que o envio de SMS é utilizado para realizar a autenticidade em dois fatores. Ou seja, uma empresa pode implementar esse recurso de segurança sem grande dificuldades.

O SMS, em geral, costuma ser a maneira mais usada para fazer a validação porque a maior parte dos usuários carregam seus celulares constantemente. Com isso, os serviços conseguem garantir que eles recebam o TOKEN ou PIN de verificação.

Além disso, na maioria dos casos a configuração da autenticação de dois fatores por parte dos usuários também é simples e costuma exigir somente um ou dois cliques. Dessa maneira, é possível observar que se trata de uma medida fácil e que exige pouco tempo para ser ativada, mas que gera grandes benefícios para a segurança do serviço.

Mais tranquilidade

Nos casos em que a autenticação em dois fatores é utilizada, o usuário fica mais tranquilo com relação à segurança de seus dados, pois sabe que a sua conta está mais segura. A empresa, por sua vez, também precisa se preocupar menos com a invasão das contas de seus usuários.

Dessa maneira, mesmo em empresas de pequeno e médio porte a autenticação de dois fatores é importante, pois independente do tamanho do negócio, garantir a segurança dos usuários de seus serviços proporciona mais seriedade para a companhia e uma segurança extra para os contratantes dos seus serviços.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a autenticação de dois fatores, implemente em sua empresa de forma assertiva e eficiente para prevenir fraudes e aumentar a segurança do negócio. Para tanto, o ideal é contar com o auxílio de uma empresa especializada em tecnologia, como a Truora.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos conheçam a autenticação de dois fatores e passem a utilizá-la!

143 aplausos
Compartilhar
Sugerido para você