Todos nós temos uma história e um perfil que nos torna quem somos. Muito desta informação é pública e de interesse para quem interage conosco. Por exemplo, organizações estatais e empresas do setor privado, em sua maioria revisam nosso passado antes de nos vincular a suas operações. Este processo é conhecido como validação de antecedentes.


A validação de antecedentes ou background check, pelo seu nome em inglês, é um conjunto de consultas sobre uma pessoa para verificar sua identidade, confirmar que são quem elas dizem que são e, assim, evitam qualquer tipo de fraude. Estas consultas são muito frequentes nos processos de seleção de pessoal e constituem uma oportunidade de conhecer os registros judiciais e criminais de pessoas, informações sobre trabalhos anteriores e a precisão dos graus de educação que a pessoa presume ter alcançado.


Qualquer informação adicional relevante para uma empresa, como histórico veicular de uma pessoa (se você deseja contratar um motorista, por exemplo) também faz parte desse processo. Em termos gerais, é consultado e analisado todas as informações que possam comprometer a reputação ou a segurança de quem faz a consulta, com o devido consentimento da pessoa que está sendo examinada.


Como se consegue isso?

Existem duas maneiras principais de consultar essas informações: independentemente de você ser uma organização ou pessoa física.


1. Consulta manual

Existem bancos de dados oficiais nos quais pode ser validado casos policiais ou criminais de uma pessoa. Normalmente, basta entrar em cada página da web dessas entidades e fazer o download das informações disponíveis com autorização prévia da pessoa ou empresa a consultar. Se é uma auto busca, você deve confirmar ser o proprietário das informações.

Esse processo pode ser um pouco lento, porque exige a entrada em cada base

de dados separadamente. É possível agilizar o processo se tiver várias pessoas para fazer cada verificação.


Alguns dos bancos de dados públicos na América Latina são:

● Procuradoria Geral da República (Colômbia)

● Registro Nacional do Estado Civil (Colômbia)

● Registro Nacional de População - RENAPO (México)

● Registro de Veículo Público - REPUVE (México)

● Receita Federal (Brasil)

● Serviço de Registro e Identificação Civil (Chile)

● Registro Nacional de Identificação e Estado Civil - RENIEC (Peru)

● Direção Geral de Registro Civil (Equador)


As bases internacionais incluem:

● OFAC - Lista de Clinton (EUA)

● Interpol (Global)

● FBI (EUA)


2. Consulta de terceiros


a. Contratação de equipe de consulta

Existem empresas que já possuem equipamentos especializados e dedicados exclusivamente para realizar essas pesquisas. É possível contratar seus serviços para várias validações e eles enviam as informações solicitadas.

Esse processo pode demorar alguns dias.


b. Plataformas de verificação online

Na Truora, fornecemos este serviço on-line para facilitar e fazer mais rapidamente a consulta a vários bancos de dados e o download dos resultados. Servimos você com mais eficiência, porque os resultados ficam prontos quase imediatamente. Além disso, temos

operações em vários países da América Latina, incluindo Colômbia, Chile, Brasil e México.


Mas isso não é tudo. Nossa plataforma permite consultas em massa de até 500 pessoas ou empresas de uma vez em mais de sessenta bases de dados nacionais e internacionais.


Hoje, mais do que nunca, é importante realizar processos de validação de antecedentes ou background check como medida preventiva para ter tranquilidade de que as pessoas com quem interagimos são quem elas dizem que são. Impedir que a fraude bata nas portas de nossas organizações, nossas casas e nossas vidas são possíveis se você tomar essas precauções.


Saiba mais sobre nós entrando em nosso site www.truora.com ou solicitando informações adicionais para contact@truora.com.