Mais notícias interessantes
Validação de antecedentes ou background check - o que é e como se consegue isso?
June 17, 2021
·
3 minutos de leitura
Validação de antecedentes ou background check - o que é e como se consegue isso?

A validação de antecedentes tem sido um procedimento cada vez mais adotado pelas organizações e analisa o passado de potenciais clientes para evitar fraudes. Saiba mais neste artigo.

Diante de um aumento no número de ações cibercriminosas e tentativas de fraude, torna-se cada vez mais preciso que as empresas tomem medidas de precauções para minimizar essas questões.

O Brasil, infelizmente, é um dos líderes em fraudes em cartões na América Latina, perdendo apenas para o México. Em questão de cibercrimes, que podem levar a outros processos fraudulentos, estamos em terceiro lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, respectivamente.

Uma das formas para minimizar riscos e proteger o e-commerce é por meio da validação de antecedentes. Vamos falar sobre esses pontos a seguir e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.

O que é validar os antecedentes criminais?

Todos nós temos uma história e um perfil que nos torna quem somos. Muito dessa informação é pública e de interesse para quem interage conosco. Por exemplo, organizações estatais e empresas do setor privado, em sua maioria, revisam nosso passado antes de vincular-nos às suas operações. Esse processo é conhecido como validação de antecedentes.

Esse conceito (o Background Check, como é conhecido em inglês) é um conjunto de consultas sobre uma pessoa para verificar sua identidade, confirmar que são quem elas dizem ser e, assim, evitar qualquer tipo de fraude. Essas consultas são muito frequentes nos processos de seleção de pessoal e constituem uma oportunidade de conhecer os registros judiciais e criminais de pessoas, informações sobre trabalhos anteriores e a precisão dos graus de educação que a pessoa presume ter alcançado.

Qualquer informação adicional relevante para uma empresa, como histórico veicular de uma pessoa (se você deseja contratar um motorista, por exemplo) também faz parte desse processo. Em termos gerais, é consultado e analisado todas as informações que possam comprometer a reputação ou a segurança de quem faz a consulta, com o devido consentimento da pessoa que está sendo examinada.

Isso também é utilizado, por exemplo, em caso de empresas que trabalham com linhas de crédito para clientes, a fim de avaliar se há algum tipo de problema que possa causar danos para o negócio. Sendo assim, se uma pessoa já teve problemas relacionados com a área financeira, haveria maior possibilidade de questões dessa natureza se repetirem na relação com seu negócio.

Por quais motivos as empresas fazem a análise de antecedentes?

A análise de antecedentes criminais é fundamental para garantir a segurança e proteção do seu negócio. Além disso, há diversos benefícios que ela pode sentir após a implementação da análise. Veja os principais a seguir.

Compliance

O compliance é cada vez mais exigido nas organizações, para que seja possível mantê-la em conformidade com a legislação vigente. Caso contrário, pode ser assustadoramente prejudicial para o seu negócio, em diversos aspectos. Alguns setores, segundo a legislação, exigem a análise de antecedentes dos clientes. São eles:

  • locadoras de veículos;
  • transportadoras;
  • aplicativos de mobilidade urbana e entregadores (sobre os motoristas);
  • marketplaces (para evitar lavagem de dinheiro no local);
  • contratação de pessoas em casos especificados.

Aprovações mais rápidas

O uso de análise de antecedentes criminais (ou Background Checking) permite facilitar o processo de onboarding de novos clientes em sua plataforma. Assim, é possível traçar um perfil mais preciso de consumo do cliente, situação cadastral, histórico e, principalmente, histórico de transações.

Assim, quando um cliente solicita uma linha de crédito para determinada compra, é possível fazer uma análise mais rápida e oferecer uma resposta com maior agilidade, sem precisar realizar processos excessivamente burocráticos.

Relações mais confiáveis

A validação de antecedentes pode ser utilizada tanto nas relações entre empresa e clientes quanto em relação aos novos colaboradores. Afinal, é preciso saber que você pode confiar nos seus novos contratados, sabendo que eles agirão com lisura nas atividades.

Com isso, abre-se um espaço de maior transparência entre as relações, o que pode trazer melhores resultados a longo prazo. Além disso, há uma maior confiança, inclusive, entre os próprios departamentos da empresa, já que possíveis problemas, fraudes e outras infrações podem ser descobertas precocemente.

Economia de tempo

Como falamos anteriormente, a verificação de antecedentes pode ser utilizada, também, para que você possa tornar os processos de cadastro dos clientes e avaliação de crédito, quando necessário, mais ágil e eficiente. Dessa forma, evitam-se que etapas burocráticas precisem ser realizadas e torna a liberação (ou a prerrogativa de negativa) mais ágil.

Além disso, a verificação de antecedentes, feita por meio de sistemas dedicados para esse fim, pode tornar o processo de contratação em seu negócio mais fácil e ágil. Com isso, permite-se filtrar possíveis candidatos que possam causar prejuízos para o negócio. Por exemplo, um contador com histórico de contribuir com sonegação fiscal pode não ser o mais indicado para atuar nessa área em seu negócio, colocando-o em xeque.

Eficiência operacional

Garantindo a análise otimizada, é possível tornar os processos internos mais eficientes e ágeis. Por exemplo, se um determinado cliente já tem histórico de lavagem de dinheiro, a empresa poderá ficar atenta e, dessa maneira, identificar mais rapidamente possíveis ações fraudulentas que essa pessoa esteja tentando realizar em seu negócio.

Como a análise de antecedentes é realizada?

Existem duas principais maneiras de consultar essas informações — independentemente de você ser uma organização ou pessoa física. Vejamos a seguir.

Consulta manual

Existem bancos de dados oficiais nos quais pode ser validado casos policiais ou criminais de uma pessoa. Normalmente, basta entrar em cada página da web dessas entidades e fazer o download das informações disponíveis com autorização prévia da pessoa ou empresa a consultar. Se é uma busca sobre suas próprias informações, você deve confirmar ser o proprietário das informações.

Esse processo pode ser um pouco lento, porque exige a entrada em cada base de dados separadamente. É possível agilizar o processo, caso tenham mais colaboradores para esse processo. Alguns dos bancos de dados públicos na América Latina são:

● Procuradoria Geral da República (Colômbia);

● Registro Nacional do Estado Civil (Colômbia);

● Registro Nacional de População — RENAPO (México);

● Registro de Veículo Público — REPUVE (México);

● Receita Federal (Brasil);

● Serviço de Registro e Identificação Civil (Chile);

● Registro Nacional de Identificação e Estado Civil — RENIEC (Peru);

● Direção Geral de Registro Civil (Equador).

As bases internacionais incluem:

● OFAC — Lista de Clinton (EUA);

● Interpol (Global);

● FBI (EUA).

Consulta de terceiros

Outra forma de realizar a validação de antecedentes é por meio de consulta de terceiros, como vamos mostrar a seguir.

Contratação de equipe de consulta

Existem empresas que já possuem equipamentos especializados e dedicados exclusivamente para realizar essas pesquisas. É possível contratar seus serviços para várias validações e eles enviam as informações solicitadas. Esse processo pode demorar alguns dias.

Plataformas de verificação online

Outra forma é realizar a consulta com tecnologias especializadas para esse fim. Soluções automatizadas permitem a verificação nos bancos de dados sem a necessidade de agir de forma manual.

Algumas empresas, fornecem esse serviço on-line para facilitar e fazer rapidamente a consulta a vários bancos de dados e o download dos resultados. Além disso, proporcionam a você mais eficiência, porque os resultados ficam prontos quase imediatamente.

Mas isso não é tudo! No nosso caso, temos uma plataforma que permite consultas em massa de até 500 pessoas ou empresas de uma vez em mais de sessenta bases de dados nacionais e internacionais. Além disso, temos operações em vários países da América Latina, incluindo Colômbia, Chile, Brasil e México.

Como inserir o processo de Background Check nas empresas?

Diante de tudo que falamos, você consegue perceber a importância do processo de validação de antecedentes, ou Background Check. Mas para que funcione adequadamente, é fundamental que o processo de implementação seja feito de forma adequada. Para isso, vamos mostrar um passo a passo do que deve ser feito.

  • identifique em quais processos são necessários verificações e validações de antecedentes (cadastro de clientes, recrutamento, liberação de linhas de crédito, entre outros);
  • analise quais são as plataformas que você utiliza hoje para as questões anteriores e se permite integração de outras soluções;
  • pesquise quais são as empresas que oferecem soluções dessa natureza;
  • analise se as soluções encontradas possuem outras funções que podem ser vantajosas para o seu negócio;
  • verifique se a empresa possui expertise na área antifraude;
  • analise se há uma equipe de especialistas que estão ligados ao desenvolvimento da solução, a fim de que ele seja aprimorado ao longo do tempo;
  • verifique se a empresa oferece todo o suporte para o processo de implementação.

É importante que você esteja atento para escolher a melhor solução, pois é a lisura do seu negócio que estará em jogo. A Truora é uma das empresas mais escolhidas para esse fim. Saiba mais sobre por que os gestores nos escolhem para esses processos.

Assim, é possível ter a tecnologia como uma aliada importante para o processo de validação de antecedentes, obtendo os benefícios que falamos anteriormente. Com isso, sua empresa estará mais alinhada com as legislações vigentes.

Contudo, é importante implementar outras soluções que também podem ser importantes para maior segurança do seu negócio, como perguntas de segurança no processo de validação de identidade. Esse sistema é importante para evitar ações de cibercriminosos que estejam atuando com roubo de identidade.

Hoje, mais do que nunca, é importante realizar processos de validação de antecedentes ou background check como medida preventiva para ter tranquilidade de que as pessoas com quem interagimos são quem elas dizem ser. Impedir que a fraude bata nas portas de nossas organizações, nossas casas e nossas vidas, é possível, se você tomar essas precauções.

Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e auxilie outros gestores neste processo.


Compartilhar
Sugerido para você